Carregando...

CONHEÇA NOSSA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ


Cidade de Avaré

Em busca de um lugar ideal para viver, com terras agricultáveis e água em abundância, os pioneiros chegaram à região da atual Avaré por volta de 1840, segundo as pesquisas mais recentes. Ao major Vitoriano de Souza Rocha e a seu compadre, Domiciano Santana é atribuída a fundação da cidade, cujo local, com vegetação exuberante e muitos recursos naturais, levou ambos, procedentes de Bragança Paulista e de Pouso Alegre, a enfrentarem as dificuldades iniciais como os ataques de índios botucudos, e se estabelecerem.

Por volta de 1861, ao cumprir uma antiga promessa – a vida salva de sua mulher depois de parto difícil – o Major construiu uma capela bem no lugar onde hoje está erguido Santuário de Nossa Senhora das Dores. No altar da pequena igreja e futura matriz ele colocou a imagem daquela que se tornaria a padroeira da cidade. Junto com o amigo Domiciano fez ainda a doação de 11 alqueires ao patrimônio da futura vila, isto no dia 15 de maio de 1862.

Ao redor da capela nasceu o povoado, chamado Rio Novo. O Major e Domiciano são considerados os fundadores e a data em que se comemora a festa da cidade é 15 de setembro, dia em que a liturgia católica celebra a festa de Nossa Senhora das Dores.

A Vila do Rio Novo foi elevada à categoria de cidade com o nome de Avaré em 1891. A população -Dentre os imigrantes que formaram a sociedade avareense, os integrantes da colônia portuguesa estão entre os de maior número. Também contribuíram para o desenvolvimento local espanhóis, italianos, árabes, japoneses, suíços e negros.

Participaram ativamente da formação do povoado nomes hoje ligados à história social e política de Avaré, como o capitão Israel Pinto de Araújo Novaes, o coronel João Baptista da Cruz e o alferes Manoel Marcelino de Souza Franco, o Maneco Dionísio, que intercedeu no governo do Estado para que a Estrada de Ferro Sorocabana, um marco do progresso local, passasse na antiga Rio Novo, o que não aconteceria segundo o projeto original.

Avaré, hoje é Estância Turística e conta com cerca de 77 mil habitantes, conforme números do censo 2000 do IBGE, está entre as 50 maiores cidades de porte médio do Estado de São Paulo e sua força econômica destaca-se no Vale do Paranapanema.


Net @ - sites para internet